segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Mais uma história de vida que nos deixa chocados! ... enfim... Faça-o Sr. Ministro!
Iniciei a minha atividade como docente na escola EB23 de Abrantes e percorri as seguintes escolas como professora contratada, sem vínculo ao longo de 20 anos:
Abrantes dist. local habitação permanente: 25 Km
Freixianda: 70 Km, distância a duplicar percorrida diariamente, com um acidente grave em Maio, duas pernas partidas e outras mazelas, sem sentidos, dentro do carro a arder depois de cair num precipício. Felizmente, alguém à última hora retirou-me do carro que acabou por explodir. Vários meses a recuperar deste acidente. Psicologicamente muito abalada ao ponto de ter medo de voltar a conduzir nos anos seguintes.
Alcanede: 40 Km
Atouguia da Baleia: 90 Km (ano do meu casamento).
Rio Maior: 65 Km
Albufeira: 300 Km
Portimão: 350 Km
Grândola: 170 Km (nasce o meu filho mais velho)
Oliveira de Azemeis: 250 Km
Águeda: 200 Km
Vale de Cambra: 260 Km
Barcelinhos: 350 Km
Esmoriz: 250 Km
Porto: 3 anos; 300 Km (anos terríveis, com três abortos espontâneos. Muita pressão nas escolas, profissionalização em serviço, 1.º filho com epilepsia, enfim…).
Trofa: 320 Km
S.M. Feira: 2 anos; 250 Km
V.N. Famalicão (nasce finalmente o segundo filho, uma grande alegria e uma enorme preocupação pela precariedade no emprego.)
Santo Tirso: 320 Km (A minha mãe atinge uma fase avançada do cancro que combate há vinte anos …)
V.N. Famalicão: 330 Km
Sinto que fui morrendo aos poucos nos meus sonhos, sinto-me sem forças para continuar, nesta triste precariedade. Olho para os meus dois filhos e penso: o que vos poderei dar no futuro… sinto-me sem forças…
Célia Costa
Professora Contratada há 20 anos
E agora, como será senhor Ministro, o desemprego para quem sofreu ao longo de vinte anos de precariedade?
Com vinte anos de serviço, não acha senhor ministro que esta professora contratada de longa duração merecia ser vinculada já este ano?!
Pois faça-o e alivie a sua consciência. Os cargos devem servir para melhorar a vida daqueles a quem se serve numa causa pública.
Faça urgentemente a Vinculação Extraordinária de Professores Contratados!