Investigadores cubanos estão em estágio avançado de desenvolvimento de um novo tratamento contra vários tipos de cancro que, segundo eles, não provoca os fortes efeitos colaterais dos tratamentos tradicionais e tem um índice de êxito muito acima do normal. O anúncio foi feito na capital do país, Havana, por José António Fraga, diretor-geral do grupo empresarial Labiofam, que desenvolve o novo produto.
De acordo com Fraga, após 14 anos de exaustivas pesquisas e testes pré-clínicos, conseguiu-se desenvolver uma nova gama de peptídeos (um tipo de molécula) criada por via biotecnológica que atua exclusivamente sobre as células cancerígenas, não afetando as demais, o que permitiria evitar o uso dos atuais citostáticos, e que tem um efeito surpreendentemente impactante. Em testes já realizados com ratos, um desses novos peptídeos criados em laboratório, o 'RJLB-14', provocou a redução dos tumores em 95% em apenas nove dias de tratamento e em vários casos até a erradicação total da doença.
Fraga afirmou que não está a criar falsas expectativas a pessoas que hoje enfrentam o cancro, mas sim a anunciar resultados concretos de estudos minuciosos e que o produto já está na fase de testes de toxicologia, para que, em 2014, seja pedida autorização para testes em humanos.
Para acelerar a chegada ao produto final, o grupo empresarial que desenvolve os novos peptídeos marcou para 18, 19 e 20 de setembro em Havana um grande simpósio internacional, no qual pretende compartilhar os dados já conseguidos e espera receber contribuições de pesquisadores de outras partes do Mundo para aprimorar o novo tratamento e fazê-lo chegar o mais rapidamente possível ao mercado.
in Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário
Podem comentar com responsabilidade total pelo que escreverem.