sábado, 24 de agosto de 2013

O que queria Grancho e o que Grancho quer - o sonho de uma vida, o pesadelo de muitas vidas!


Não é preciso muita ginástica mental para perceber o que quer Grancho ao empoleirar-se no governo!

Grancho quer sempre a mesma coisa!

Grancho sonha e a obra quase nasce.

Grancho olha para o passado, faz no presente e vê um futuro risonho, o seu!

Grancho espera anos a fio por uma oportunidade, e eis que ela surge pela mão de Crato.

Havemos de convir que a paciência de Grancho é uma chatice, o homem sonhou e como não conseguiu tornar o sonho realidade, agora encostou-se ao poder efémero e, na curta janela temporal que ainda lhe resta, está a tentar criar o cenário para surgir como o triunfador do sonho!

E ao assumir a pasta de Secretário de Estado manteve aquele ar soturno que o caracteriza e lembra outros tempos, só que agora já não cai bem.

E Grancho sonhou com uma Ordem de Professores e obsessivamente tem andado a falar nisso sozinho há quase duas décadas. Agora fala para dois ou três, tantos quantos os que julga que o ouvem e portanto nem se sabe se acreditam neste sonho.

Ora vejam lá agora quem Grancho foi escolher para dar o arranque ao seu sonho: os professores contratados!
Isto parece um dejá vu, qualquer coisa como contratados as cobaias de um modelo de avaliação de professores, lá mais atrás, algures em 2009. 

Com a prova de avaliação de competências, quer o Grancho deixar sementes para aplicar, num futuro que ele não quer muito longínquo, o código da moral e dos bons costumes aos professores em geral, disse em geral, tornando-os meninos e meninas bem comportados senão o regedor dá-lhes o troco!

E desenganem-se os professores do quadro se pensarem que esta coisa das provas de avaliação de competências como é para contratados eles que se amanhem que cá a nós nada nos toca!

Não, não é só para contratados! Num instante o Grancho, se calhar já nem governante, vem a público exigir de novo uma Ordem de Professores. O próprio, defensor histórico da causa, assim se tornaria o primeiro Bastonário da Ordem dos Professores.

Afinal quem ia contestar para o cargo o homem que tanto lutou por isso, que até fez o sacrifício de ir para o governo para preparar o caminho, o seu! I Have a dream!

Ai Grancho, Grancho, se a malta não acorda, ficando feliz com a desgraça dos contratados, vais-lhes tratar tu da saúde. O pior é que depois ficam todos muito mais "saudáveis" à força, os do quadro e os contratados.

Ai professores dos quadros, professores dos quadros, não abram os olhos não, deixem que esta prova para os contratados vá avante, esta coisa inventada que vos vai servir de cama para o pesadelo. Depois, bem, depois será tarde!

Por isso, pela primeira vez deixo o convite para os professores dos quadros lutarem lado a lado com os contratados contra a prova que lhes querem impor.

Será que vão ter a delicadeza de agradecerem aos contratados por estarem a lutar também por vós!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Podem comentar com responsabilidade total pelo que escreverem.